Todas as pessoas que tem alguma pessoa idosa em casa precisam saber a melhor maneira de cuidar dessas pessoas.

Afinal de contas, todas elas possuem uma certa suscetibilidade a ter alguns problemas de saúde, como é o caso da constipação.

Laxfiber – Fibras de aveia e mamão – 90 cápsulas
  • Sempre soltinho, branquinho e saboroso, não precisa escolher nem lavar.
  • Unilife
  • UNP6Q
  • Origem: BR

Em vista disso, é comum querer saber qual o melhor laxante para idosos, já que é uma excelente solução para tratar o problema.

Mas, ainda que possa aparentar ser uma questão simples, há uma série de coisas das quais é preciso levar em consideração, em especial o sintoma que idoso apresenta.

Fora isso, deve-se saber que há vezes em que a constipação pode indicar algum problema um pouco mais sério do que se imagina.

Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre as possíveis causas, sintomas e formas de resolver a situação de constipação em idoso. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

O que é prisão de ventre em idosos?

Em suma, a constipação em idosos é um tipo de problema gastrointestinal. É comum acreditar que essa condição se resume no fato de ter problemas para evacuar.

No entanto, essa é apenas uma forma de a doença se manifestar, já que muitos idosos podem ter apenas alterações na quantidade das fezes.

Inclusive, estima-se que esse seja um problema bem comum durante a terceira idade, em especial aqueles que estão acima dos 65 anos.

Quais são as causas da prisão de ventre em idosos?

Existem causas para a prisão de ventre, confira
Existem causas para a prisão de ventre, confira

No geral, é bem difícil determinar as razões para que um idoso sofra de constipação, já que as causas podem ser as mais diversas possíveis.

Por essa razão que o melhor a se fazer é procurar por um médico, até mesmo para que ele faça o correto diagnóstico seguido do tratamento mais adequado.

Mas, ainda que as causas possam ser bem diversas, na grande maioria das vezes tem alguma relação com hábitos alimentos, tais como:

  • Baixa ingestão de água;
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Segurar a vontade de usar o banheiro após comer etc.

Porém, também pode acontecer o que se chama “constipação secundária”, que é quando a prisão de ventre se torna uma sintoma colateral de alguma outra condição de saúde, como hipotireoidismo ou diabetes.

Além disso, é comum que nessa idade o idoso tenha que fazer uso constante de alguns remédios, mas alguns deles podem levar ao quadro de constipação.

Em meio disso tudo, surge a necessidade de saber qual o melhor laxante para idosos. Entretanto, deve-se investigar os medicamentos, hábitos alimentares ou histórico médico.

Quais são os sintomas de constipação em idosos?

Os sintomas de constipação em pessoas idosas são os mesmos que acometem uma pessoa de qualquer outra idade, que são:

  • Fezes ressecadas e duras;
  • Dificuldade em evacuar sem fazer esforço;
  • Menos de três evacuações por semana;
  • Sensação de que não conseguiu eliminar todas as vezes;
  • Sensação de que está obstruído.

No entanto, o idoso constipado ainda pode apresentar algumas dores abdominais, flatulências, inchaço e outros.

Diante dessa situação, é normal querer saber qual o melhor laxante para idosos, a fim de tratar esse problema o quanto antes.

Mas, se tratando de idoso, a melhor coisa a se fazer é procurar por um médico, a fim de que ele possa indicar a melhor forma de tratar, e não agravar a situação.

Qual o melhor laxante para idosos?

Primeiro, tenha em mente que não se deve usar o laxante com frequência, uma vez que ele pode desequilibrar a flora intestinal.

Por isso, utilize apenas nos casos em que o médico prescrever, lembrando de tomar sempre nos horários e quantidades corretas.

Fora isso, o melhor laxante para o idoso é aquele que se encaixa com a sua necessidade, mas o que irá definir isso é o sintoma que ele apresenta. Então, para cada caso existe um laxante mais adequado.

Abaixo, iremos listar alguns dos tipos de laxantes mais comuns e indicados para a constipação.

Laxante emoliente

PROMOÇÃO
Regulador intestinal, Fiber mais, 260g
  • As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino, seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
  • Prático e fácil de usar, não altera o sabor e textura dos alimentos
  • Contém glúten; contém traços de leite
  • Tamanho do produto: 260 g (Pacote de 1)
  • Ingredientes do produto: Goma Guar Parcialmente Hidrolisada e Inulina. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE LEITE.

Os laxantes emolientes são mais adequados para os idosos que estão com problema de ressecamento de fezes.

Nesse caso, o laxante emoliente será capaz de ajudar a hidratar o cocô, de forma com que ele se torne mais macio, a ponto de passar com mais facilidade pelo reto.

Fora isso, esse tipo de laxante ainda pode auxiliar o idoso que tem alguma fissura anal ou sofre de hemorroida a deixar a evacuação menos dolorosa.

Laxantes formadores de massa

PROMOÇÃO
Native, Cereal à Base Trigo – Multi Grain Orgânico 300g
  • Produto orgânico certificado
  • A base de trigo orgânico
  • A porção de 40g traz 41% dos valores diários recomendados de fibras para o organismo
  • Tamanho do produto: 300 g (Pacote de 1)
  • Ingredientes do produto: Farelo de trigo orgânico, farinha de trigo orgânica enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar orgânico, cacau em pó orgânico, extrato de malte*, sal*, acidulante ácido cítrico* e aroma natural de baunilha*. (*) Ingredientes não orgânicos. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE TRIGO E CEVADA. PODE CONTER CENTEIO, AVEIA, SOJA E LEITE.

Os laxantes formadores de massa ou bolo acabam aumentando o peso e volume das fezes.

Dessa forma, esse tipo de laxante acaba por contribuir para que haja o estímulo do intestino, algo que irá facilitar a eliminação das fezes.

No entanto, esse laxante para idoso costuma ter uma ação um pouco mais demorada que outros, podendo surtir efeitos apenas 2 a 3 dias após o seu consumo.

Laxante estimulante

Geléia Naturelev Ameixa Tamarindo Fibras 150g
  • Regular o intestino em casos de constipação e irregularidade intestinal:
  • Sem adição de açúcar o que a torna indicada a um número maior de usuários:
  • Auxilia na função laxativa, combate a má digestão e as flatulências:

De todos, com certeza esse é o tipo de laxante que a grande maioria das pessoas já teve algum tipo de contato.

Em suma, esse laxante age direto no intestino, estimulando todo o movimento natural do intestino. É daí que vem o seu nome.

Por meio desse estímulo, a passagem das fezes pelo reto se torna muito mais rápida e eficaz também.

Ou seja, contribui para facilitar a eliminação do cocô, além de diminuir os sintomas mais incômodos da constipação.

Laxantes osmóticos

Os laxantes salinos, como também podem ser chamados, nada mais são que os responsáveis por causar a secreção de água no lúmen intestinal. Ele faz isso através da atividade osmótica.

Um grande exemplo de laxante osmótico é o hidróxido de magnésio, que é um tipo de laxante muito recomendado para os idosos.

No entanto, o paciente precisa usar com certo cuidado, em especial entre aqueles que têm insuficiência cardíaca ou insuficiência renal crônica.

Como tratar a prisão de ventre em idosos?

Agora que você já sabe qual o melhor laxante para idosos, pode ser interessante saber outras maneiras de tratar esse problema.

Por mais que os laxantes possam sim ser uma boa alternativa, o fato é que não se deve usá-los com certa frequência.

Afinal de contas, isso pode contribuir para o desequilíbrio da flora intestinal. Por isso, nos tópicos seguintes iremos falar sobre outras formas de tratar a prisão de ventre em idosos.

Melhore a alimentação

Uma das formas mais simples e eficientes para tratar a constipação, em especial quando ela não está avançada, é melhorando a alimentação.

Nesse caso, a dica é começar a inserir mais fibras em sua dieta, haja vista que isso irá não só melhorar como também prevenir a constipação em idosos.

Isso acontece porque as fibras são capazes de aumentar o volume das fezes, algo que irá facilitar e acelerar a passagem no intestino.

Mas, para que isso aconteça, você deve começar a consumir todos os dias mais fontes de fibras, como verduras, legumes ou frutas.

Em contrapartida, deve-se abandonar os alimentos que são mais gordurosos e açucarados, que são péssimos para a nossa flora intestinal.

Suplemente fibra alimentar

Uma das formas de evitar e tratar o problema da constipação é por meio da suplementação de fibra, que é muito eficiente para esse caso.

É possível encontrar fibra em vários alimentos integrais, além de frutas como o mamão e a ameixa, por exemplo.

Então, que tal suplementar fibra alimentar? Afinal, às vezes é difícil conseguir uma boa quantidade apenas através da alimentação.

Mas, para saber se o seu caso é necessário a suplementação, não deixe de procurar por um profissional da saúde para lhe ajudar nessa questão.

Perguntas frequentes

As dúvidas mais comuns sobre qual o melhor laxante para idosos são os seguintes:

O que é bom para soltar intestino idoso?

Há alguns alimentos que podem soltar o intestino do idoso e ajudar na constipação intestinal, que são:

  • Linhaça;
  • Semente de abóbora;
  • Chia;
  • Aveia;
  • Mamão;
  • Espinafre;
  • Laranja;

Pode dar Lacto-purga para idoso?

Quanto ao famoso lacto purga idosos podem fazer uso Confira
Quanto ao famoso lacto purga idosos podem fazer uso? Confira.

Os idosos que até podem usar lacto-purga, mas desde que não tenham problemas com perda de líquido ou mau funcionamento dos rins.

O lacto-purga é um remédio para preparar o paciente para exames, antes ou após a cirurgia, além de tratar prisão de ventre.

Porém, não se deve usar o remédio todos os dias, por período prolongado, uma vez que ele pode provocar a perda de sais minerais, líquidos e diminuir o nível de potássio no sangue.

Qual o melhor laxante para defecar mais rápido?

Os seguintes remédios podem ajudar a defecar mais rápido:

  • Lacto-purga;
  • Lactuliv;
  • Dulcolax;
  • Minilax;
  • Laxol;
  • Naturetti.

Porém, apenas tome esses remédios nos casos em que o médico indicar e prescrever o seu uso. Do contrário, não utilize.

Por que idoso tem dificuldade de defecar?

Inúmeros são os fatores que podem contribuir para a constipação, mas os mais comuns são:

  • Sedentarismo;
  • Má alimentação;
  • Psicológico;
  • Uso de medicamentos;
  • Tumores ou outras enfermidades.

A prisão de ventre é uma das queixas mais comuns na terceira idade, atingindo cerca de 26% dos idosos do século masculino e 34% do sexo feminino.

Mais vendidos Nº 1
Geléia Naturelev Ameixa Tamarindo Fibras 150g
  • Regular o intestino em casos de constipação e irregularidade intestinal:
  • Sem adição de açúcar o que a torna indicada a um número maior de usuários:
  • Auxilia na função laxativa, combate a má digestão e as flatulências:
Mais vendidos Nº 4
Combo 2 LaxLivre Lactulose 667mg/ml Fibras e Ameixa 120 ml – Sabor Ameixa
  • LaxLivre é um produto funcional, em xarope com dosagem de Lactulose 668 mg/ml
  • Rico em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na saúde do sistema excretor, reduzindo casos de constipação (prisão de ventre)
  • Este produto não é um medicamento.
  • Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem

Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.