Você sabe qual a melhor vitamina indicada para idosos? Se você tem alguém de mais idade em sua casa, então é de grande importância obter esse conhecimento.

Afinal de contas, é importante que os idosos mantenham os níveis de vitamina adequados. Mesmo porque é dessa forma que se pode garantir o seu bem-estar e qualidade de vida.

Então, se você quer saber qual a melhor vitamina indicada para idosos, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que é necessário saber. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Quais as principais vitaminas recomendadas para idosos?

As vitaminas são muito importantes para os idosos confira quais são as principais.
As vitaminas são muito importantes para os idosos confira quais são as principais.

As vitaminas são componentes importantes não apenas para os idosos, mas para todas as pessoas. Afinal de contas, elas são as responsáveis por permitir uma série de funções em nosso organismo.

No entanto, no que se refere aos idosos, é ainda mais importante ficar atento, já que eles costumam ter um pouco mais de dificuldade na absorção.

Por isso, nos tópicos abaixo iremos falar sobre qual a melhor vitamina indicada para idosos.

Vitamina A

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Muita gente conhece a vitamina A pelo seu papel importante na visão e na proteção das córneas. Mesmo porque, a deficiência dessa vitamina pode ocasionar em alguns problemas graves de acuidade visual.

Isso por si só já é o suficiente para fazer com que o idoso passe a suplementar vitamina A, já que é comum eles terem problemas de visão.

No entanto, a importância da vitamina A é muito além disso. Afinal de contas, ela também é capaz de fortalecer todo o sistema imunológico.

Por meio dela, é possível diminuir o risco de infecções, além de atuar no desenvolvimento ósseo e na manutenção dos tecidos da pele.

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  • Ajuda promover uma função imunológica saudável
  • Apoia a saúde ocular
  • A vitamina A é essencial para a manutenção dos tecidos que revestem o organismo, incluindo olhos, pele, vias respiratórias, gastrointestinais e urinárias
  • Provém do Palmitato de Retinol e Óleo de fígado de peixe
  • 3.000 mcg (10.000 UI) por cápsula

Agora, no que se refere aos alimentos ricos em vitamina A, os principais são a gema de ovo, óleos de peixes e fígado.

Fora isso, vegetais como a cenoura, espinafre, mamão e manga também são boas fontes desse nutriente, já que possuem carotenoides, que se transforma em vitamina A em nosso organismo.

Vitamina C

É bem provável que você já tenha ouvido falar dos benefícios da vitamina C para evitar ou tratar problemas de gripe e resfriado.

Isso se dá pelo fato de os nutrientes terem direta ligação com a saúde, já que são capazes de atuar no fortalecimento do nosso sistema imunológico e dos capilares sanguíneos.

Sabendo que os idosos costumam ser mais vulneráveis e têm a imunidade um pouco mais baixa, ingerir suplemento de vitamina C acaba se tornando quase que obrigatório.

Além disso, essa vitamina é um ótimo antioxidante e ainda é capaz de ajudar na absorção do ferro, que também costuma ser excelente para tratar anemia em idoso.

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  • Rico em vitamina C
  • A vitamina C auxilia no funcionamento do sistema imune
  • A vitamina C é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres
  • A vitamina C auxilia na formação do colágeno
  • A vitamina C auxilia na absorção de ferro dos alimentos

No que se refere às principais fontes dessa vitamina, em sua maioria são:

  • Acerola;
  • Laranja;
  • Kiwi;
  • Caju;
  • Pimentão;
  • Brócolis etc.

Vitamina D

De todos os nutrientes, não há dúvidas de que a vitamina D é a mais importante para os idosos, e o motivo é bem simples.

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  • Garante a boa saúde cardíaca
  • Regula a presença de cálcio e ferro no sangue
  • Auxilia no combate a doenças autoimunes
  • Produto de alta qualidade

À medida que envelhecemos, existe uma diminuição natural na absorção desse composto pelo intestino. Em vista disso, a suplementação de vitamina D se torna muito importante.

Afinal de contas, é por conta da vitamina D que se torna possível fortalecer os ossos, dentes e ainda ajudar na absorção do cálcio.

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Por mais que a sua principal fonte seja a luz solar, é possível encontrar a vitamina D em outros alimentos, como ovos, peixes de água salgada ou leite e seus derivados.

Vitamina E

Um dos mais poderosos antioxidantes é a vitamina E, a qual é responsável por proteger as células e atua no combate aos radicais livres.

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  • Possui propriedades anti-inflamatórias
  • Combate os radicais livres
  • Mantém a integridade das células
  • Melhora a cicatrização
  • Previne o envelhecimento precoce

É por conta dos efeitos antioxidantes que se torna possível prevenir o idoso de desenvolver alguma doença vascular e degenerativa. Ademais, também fortalece o sistema imunológico.

Diante desses benefícios, a suplementação de vitamina E se torna algo que irá fazer uma grande diferença na vida do idoso.

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  • Multivitaminico
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Possui propriedades anti-inflamatórias;

Ainda é possível encontrar a vitamina E em alguns alimentos, em especial nos frutos secos e em óleos vegetais, como o de girassol ou azeite.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B também são de grande importância para garantir o bem-estar da pessoa idosa.

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  • 📅 Duração de 60 porções (1 cápsula por porção)

Isso acontece em especial pelo fato de contribuírem para a saúde do cérebro, já que elas são de grande importância para a produção de neurotransmissores.

No entanto, o complexo B também é importante para o isolamento das células nervosas, proteger os tecidos contra oxidação e ainda é excelente para a memória.

Em vista disso tudo, começar a ingerir cápsulas de vitaminas do complexo B é uma ótima forma de manter a qualidade do idoso.

Ademais, esses nutrientes ainda são capazes de fortalecer o sistema imunológico, além de também contribuir no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.

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É possível encontrar esses nutrientes em uma série de alimentos, tais como:

  • Sementes;
  • Ovos;
  • Carnes;
  • Cereais integrais;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas.

Vitamina B12

Sim, a vitamina B12 faz parte do complexo. No entanto, a sua importância é tão grande que não há como deixar de falar dela em específico.

Essa vitamina é a responsável por evitar problemas mais graves, além de também ser capaz de melhorar a memória e concentração.

É devido a falta de vitamina B12 que o idoso pode ter alterações cardíacas, gerando palpitação ou até piorar quadros de depressão e ansiedade, já que ela age direto no humor.

Por isso, suplementar vitamina B12 é uma forma de evitar todos esses problemas que o idoso está suscetível.

Os minerais também são importantes para idosos?

Assim como as vitaminas os minerais também são muito importantes, saiba mais.
Assim como as vitaminas os minerais também são muito importantes, saiba mais.

Agora que você já sabe qual a melhor vitamina indicada para idosos, tenha em mente que os minerais também possuem a sua importância.

Dentre os principais, podemos citar os seguintes:

Cálcio

De todos os minerais existentes, um dos mais importantes na vida do idoso é o cálcio. Isso acontece porque, durante esse período, é bem comum que haja desgastes ósseos.

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Fora isso, a grande parte dos idosos sofrem com a osteoporose. No entanto, é possível evitar esse problema através do suplemento de cálcio.

O cálcio é responsável por manter os nossos ossos sempre saudáveis e resistentes também. Ademais, o mineral ainda regula as funções nervosas e os batimentos cardíacos.

Tudo isso contribui para a saúde do cérebro e do coração. No que se refere às principais fontes, o leite e derivados é o mais comum. No entanto, é possível encontrar também no:

  • Gergelim;
  • Verduras de folhas verde-escuras;
  • Quinoa.

Zinco

O zinco é um mineral importante para a saúde do idoso devido ao fato de ser o responsável pela síntese de células que são capazes de fortalecer o sistema imunológico.

Fora isso, ele também é capaz de auxiliar na defesa do nosso organismo contra vírus, bactérias e fungos.

É por conta do zinco que o idoso pode ter um aumento de energia, combatendo o cansaço, retardar o envelhecimento, regular a proteção de proteínas, hormônios etc.

O suplemento de zinco também ajuda a questão da memória, que é um problema um tanto comum na velhice.

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Na alimentação, é possível encontrar o zinco em:

  • Carne vermelha;
  • Ostras;
  • Camarão;
  • Feijão;
  • Grão-de-bico;
  • Amendoim;
  • Castanhas;
  • Amêndoas.

Potássio

Outro mineral de grande importância durante essa fase é o potássio, uma vez que ele é capaz de atuar na redução dos níveis de sódio no organismo do idoso.

Além disso, é o potássio que age na contração dos músculos, prisão de ventre, regula pressão sanguínea entre outros.

O suplemento de potássio é ideal para os idosos que têm hipertensão e que fazem uso de medicamentos, já que eles têm função diurética.

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  • Alto teor vitamínico
  • Aminoácidos essenciais
  • fácil absorvido pelo organismo

Por isso, eles acabam tendo uma perda maior desse nutriente. No que se refere às fontes naturais do potássio, citamos:

  • Banana;
  • Abacate;
  • Abacate;
  • Feijão;
  • Ervilha etc.

Ferro

A principal função do ferro é a de ajudar o sangue no transporte de oxigênio para todas as regiões do corpo.

A falta desse mineral no corpo do idoso pode gerar em problemas como queda de cabelo, palidez, dificuldade para se concentrar, cansaço, baixo nível de oxigênio e anemia.

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Para evitar esses problemas, o suplemento de ferro é essencial na vida do idoso, sendo que está presente em alimentos como carne vermelha, vegetais verde-escuro, feijão preto etc.

Magnésio

Para aqueles que já passaram dos 60 anos de idade, o magnésio também se torna vital no dia a dia.

Isso acontece porque o magnésio é capaz de diminuir a resistência à insulina no diabetes mellitus. Além disso, também controla a pressão e ajuda a combater o Alzheimer.

O suplemento de magnésio combate contra a fadiga muscular e sensação de cansaço no corpo, bem como a insônia.

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  • Auxilia no funcionamento neuromuscular

É possível encontrar esse mineral em leguminosas, oleaginosas e abacate.

Perguntas frequentes

As perguntas mais frequentes sobre qual a melhor vitamina indicada para idosos são as seguintes:

Qual a melhor vitamina para uma pessoa idosa?

As principais vitaminas para os idosos são:

  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina C
  • Complexo B.

Mas, além desses, outras substâncias que podem auxiliar o idoso são:

  • Coenzima Q10;
  • Ômega-3;
  • Zeaxantina e luteína;
  • Proteínas e aminoácidos;
  • Glutamina;
  • Fibras etc.

Qual a melhor vitamina para pessoas com mais de 60 anos?

A melhor vitamina para aqueles que já passaram dos 60 anos é o complexo B, uma vez que possuem funções bem importantes para o idoso.

Qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental?

Em relação aos principais nutrientes que podem combater físico e mental, podemos citar os seguintes:

  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Magnésio;
  • Óleo de semente de uva;
  • Cafeína;
  • Coenzima Q10;
  • Fosfatidilserina.

Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.