Você sabe o que é bom para anemia em idoso? A verdade é que esse é um problema muito mais comum do que se parece.

Em vista disso, a fim de garantir a saúde e o bem-estar da pessoa idosa, é vital saber qual é a melhor forma de tratar esse problema.

PROMOÇÃO
Dux Nutrition Multivitamínico – Pote 90 Cápsulas
  • Vitaminas, minerais e nutrientes são fundamentais para o funcionamento adequado do corpo humano, contribuem para nossa energia, imunidade, desempenho e saúde em geral.
  • Dux multivitamínico é uma fórmula especial que fornece micronutrientes cientificamente selecionados para atender as necessidades específicas do corpo humano, em uma única cápsula ultra concentrada.
  • Com alta biodisponibilidade, contém o complexo b completo, máxima sinergia entre os micronutrientes e sem ingredientes inócuos e com quatro antioxidantes para ação contra radicais livres.

É claro que a melhor coisa a se fazer, diante desse caso, é seguir as recomendações médicas. No entanto, há alguns detalhes que você precisa saber a respeito desse assunto.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que é bom para anemia em idoso. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que é anemia?

A anemia é um termo médico um tanto genérico, o qual serve para descrever o estado em que o sangue do paciente possui um número inferior do que o necessário de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, idoso é aquele indivíduo que tem mais de 65 anos de idade.

Além do mais, segundo estudos, estima-se que cerca de 10% dos idosos têm anemia, o que é uma grande preocupação.

Ekobé Senior Vitam
  • Os nutrientes necessários para pessoas acima de 40 anos
  • Embalagem 60 caps
  • Marca: Ekobé
  • Origem: BR

Afinal de contas, esse problema pode fazer com que o indivíduo se sinta fraco e sem energia para realizar suas atividades diárias.

Quando a quantidade de hemoglobina do sangue está abaixo, quer dizer que há maior dificuldade para transportar o oxigênio captado pelo pulmão para outras partes do corpo.

No entanto, a anemia também pode se referir a diversas condições em que as hemácias não se formam por completo e, assim, não podem funcionar da maneira correta.

O que é bom para anemia em idoso?

A anemia causa vários problemas no dia a dia de qualquer pessoa, saiba o que pode amenizar o impacto dessa doença.
A anemia causa vários problemas no dia a dia de qualquer pessoa, saiba o que pode amenizar o impacto dessa doença.

A anemia em idosos pode causar alguns problemas no dia a dia, em especial a falta de disposição e desânimo.

Em vista disso, é necessário saber o que é bom para anemia em idoso. Quanto a esse respeito, a alimentação é a grande responsável por tratar esse problema.

Geléia de morango – suplemento de cálcio de ferro geléia – vitamina C, A e suplementos multivitamínicos – adequado para crianças, adultos e idosos – energia de apoio – ajuda a reduzir a fadiga – aumentar a resistência – apoio ao sangue saudável – suporte ao sistema imunológico – 60 cápsulas
  • Cálcio + ferro + multivitaminas: vários nutrientes podem efetivamente prevenir a anemia por deficiência de ferro. Cálcio e ferro são oligoelementos essenciais para o corpo humano. O cálcio pode promover a força óssea e óssea, promover a saúde geral e proteger a saúde geral
  • Saúde natural: Nosso suplemento de fudge de morango usa ingredientes de alta qualidade e não contém organismos geneticamente modificados, glúten, pigmentos artificiais, sabor e cor naturais. É adequado para vegetarianos e pode fornecer energia para vegetarianos
  • Benefícios maiores – Estas deliciosas pastilhas elásticas podem ajudar a reduzir a fadiga, apoiar a saúde cerebral, melhorar a atenção, melhorar a imunidade, apoiar o sangue saudável, melhorar a saúde geral e a resistência e melhorar a imunidade
  • Delicioso – Não é uma pílula ou cápsula que é difícil de engolir e mastigar, mas o sabor natural dos morangos.
  • Amigável para a Família – Crianças, idosos e adultos precisam desses nutrientes para manter seus corpos e mentes saudáveis. Ao mesmo tempo, o produto é engarrafado e fácil de realizar

Então, se o idoso está com esse problema, alguns dos alimentos que podem contribuir para a sua recuperação, são:

1. Carnes vermelhas

O grande benefício das vermelhas a respeito da anemia é o fato de ter uma grande quantidade de ferro e vitamina B12.

Por isso, o ideal é que o idoso consuma de 2 a 3 vezes por semana, a fim de combater a anemia. Mas e as carnes brancas?

Elas também possuem ferro, mas em bem menor quantidade. Mas, se quiser consumir esse tipo de carne, a dica é alternar entre um dia de carne vermelha e outro de carne branca.

Ferro Vegan 280mg (60 caps), Apisnutri
  • Suplementação
  • Produtos veganos
  • Aporte de nutrientes
  • Para uma rotina saudável

2. Rins, fígado ou coração de galinha

Algumas partes mais específicas da carne, como o fígado, rins e coração de galinha são muito ricos em ferro e vitamina B12.

No entanto, o ideal é não consumir todos os dias e sempre de forma saudável, que pode ser cozido ou grelhado.

3. Pão de cevada ou integral

Tanto o pão integral quanto o de cevada possuem um alto teor de ferro. Por consequência, o ideal é que os idosos com anemia substituam o pão branco por esse tipo.

4. Vegetais escuros 

Espinafre, salsa ou rúcula também são muito ricos em ferro, algo que por si só já ajuda a combater a anemia.

Mas, além disso, também são excelentes fontes de cálcio, fibras, betacaroteno e vitaminas. Ou seja, ajudam a manter o organismo equilibrado.

Sendo assim, uma das melhores maneiras de utilizar é adicionado em sopas e saladas. Com certeza o idoso terá uma significativa melhora.

5. Beterraba

Pelo fato de também ter um alto teor em ferro, a beterraba também é uma excelente escolha para combater a anemia.

A dica para consumir esse vegetal é misturando na salada ou até mesmo fazendo sucos, os quais é preciso ingerir todos os dias.

6. Feijão preto

Outra grande fonte de ferro é o feijão preto e, portanto, os idosos que possuem anemia podem se beneficiar e muito desse alimento.

No entanto, para melhorar ainda mais a sua absorção, o ideal é acompanhar o feijão com suco de frutas cítricas, já que elas ajudam a melhorar a absorção de ferro.

7. Frutas com vitamina C

As frutas que possuem vitamina C também são excelentes alternativas para idosos com problema de anemia. Dentre alguns exemplos, podemos citar as seguintes:

  • Acerola;
  • Caju;
  • Toranja;
  • Tangerina;
  • Limão;
  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Acerola;
  • Romã;
  • Mamão;
  • Maracujá etc.

A vitamina C é excelente para potencializar a absorção do ferro presente em outros alimentos. Por isso, o ideal é ingerir junto com algum outro alimento que tenha esse composto.

No products found.

8. Suplementação de ferro

A deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia. Em vista disso, a melhor coisa a se fazer é repor essa substância, certo?

Mas, além de ser possível fazer isso através da alimentação, a suplementação de ferro também pode auxiliar nesse procedimento.

9. Suplementação de vitamina C

Como já mencionado, é a vitamina C que facilita ainda mais a absorção de ferro no corpo e, portanto, os níveis dessa vitamina também precisam estar altas.

Mas, além de consumir frutas, a dica é comprar um suplemento de vitamina C para auxiliar na administração dessa substância.

Quais são as causas mais comuns de anemia em idosos?

Além de saber o que é bom para a anemia em idosos, é interessante saber quais são as causas. Afinal de contas, nem sempre é o suficiente suplementar.

Há vezes em que o problema é um pouco mais grave e, por isso, para eliminar a anemia, deve-se ter um tratamento um pouco mais intenso.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é procurar um médico, a fim de que ele possa realizar os devidos exames e definir o procedimento mais adequado.

Sempre que se detecta uma anemia, deve-se descobrir o que está causando a baixa contagem de glóbulos vermelhos.

Os glóbulos vermelhos normais têm uma duração de vida mais curta, haja vista que duram de 100 a 120 dias. Portanto, um corpo saudável precisa sempre produzir glóbulos vermelhos.

Porém, esse é um processo que acontece na medula óssea, que leva por volta de sete dias. Depois disso, os glóbulos trabalham no sangue durante 3 a 4 meses.

Nos idosos, a anemia pode ocorrer devido a uma série de causas, mas os dois processos mais comuns são:

  • Problemas na produção de glóbulos vermelhos;
  • Perda de glóbulos vermelhos.

É sobre isso que iremos falar logo a seguir.

Problemas com a produção de glóbulos vermelhos

Nesse caso, incluem problemas que têm relação com a medula óssea, que é onde se produz os glóbulos vermelhos.

No entanto, também pode se referir a alguma deficiência em vitaminas e outras substâncias importantes para produzir glóbulos vermelhos.

Em relação às causas mais específicas comuns, citamos:

No products found.

Quimioterapia

Se o idoso teve que passar por uma cirurgia de câncer no intestino onde uma parte do tratamento é a quimioterapia, ele pode desenvolver anemia.

Isso acontece porque a quimioterapia afeta algumas das células responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos.

Deficiência de ferro

Devido a má alimentação, pode ocorrer de o idoso ter deficiência de ferro. Porém, também pode acontecer devido a perda de sangue crônica.

Um grande exemplo disso é uma úlcera que sangra de forma lenta no intestino delgado, estômago ou mesmo outras doenças crônicas que tem esse sintoma.

Falta de vitaminas necessárias

A falta de vitaminas adequadas também pode levar o idoso a desenvolver anemia. A deficiência de ácido fólico e vitamina B12 são grandes exemplos disso.

Uma das formas de resolver esse problema é através da suplementação de B12 e ácido fólico, já irá aumentar o nível dessas substâncias.

Esses dois componentes são importantes porque ambos são essenciais para a formação e produção dos glóbulos vermelhos.

Baixos níveis de eritropoietina

Trata-se de um hormônio que é produzido nos rins e circula no sangue, em resposta a baixos níveis de oxigênio.

Esse hormônio é responsável por transportar o oxigênio até a medula óssea, estimulando a produção de hemácias.

No entanto, pessoas com alguma doença renal costumam ter o nível desse tipo de hormônio mais baixo, que pode resultar em anemia.

Inflamação crônica

Há várias doenças crônicas que têm direta associação ao nível baixo moderado ou baixo de inflamação crônica.

Cancros e infecções crônicas também são capazes de causar inflamação, a qual é capaz de interferir com a produção de glóbulos vermelhos.

Nesse caso, chama-se de “anemia de doença crônica”.

Doenças da medula óssea

Qualquer tipo de perturbação que afete a medula óssea ou mesmo os glóbulos brancos, são capazes de interferir com a produção de glóbulos brancos. Por consequência, causam anemia.

A-Z Booster Multivitamínico Completo para Adultos – 1 Pote com 60 Cápsula de 500mg
  • RECOMENDAÇÕES DE USO INDICAÇÃO: Indivíduos com idade ≥ 19 anos. SUGESTÃO DE CONSUMO: Ingerir 2 cápsulas ao dia.
  • Nossa fórmula exclusiva contém uma ampla variedade de vitaminas e minerias, incluindo as do complexo B, C, D e E, além de minerais como ferro, zinco, Iodo e magnésio.
  • As vitaminas C, D e E presentes em nossa fórmula desempenham papéis-chave.
  • Todos os nossos produtos são fabricados com muito orgulho, e são certificados pela ANVISA de acordo com as Boas Práticas de Fabricação.
  • Nossa missão é fornecer produtos incomparáveis e capacitar uma comunidade preocupada com a saúde.

Problemas de perda de glóbulos vermelhos

A perda de sangue também causa anemia, haja vista que faz com que os glóbulos vermelhos comecem a sair da corrente sanguínea.

Esse é um problema que pode ocorrer de forma rápida e óbvia, mas também pode acontecer de uma maneira mais lenta e sutil.

Inclusive, as hemorragias lentas podem agravar ainda mais a anemia, ocasionado em deficiência de ferro, que podem ser mais ou menos graves.

Alguns exemplos práticos de como as pessoas podem perder sangue são:

Lesões e traumas

Trata-se de um tipo de agressão que pode ser direta ou indireta ao corpo, a qual causa hemorragias visíveis.

O grande problema são as hemorragias internas, uma vez que elas são um pouco mais difíceis de detectar.

Alguns exemplos disso é a hemorragia crônica no estômago, intestino delgado ou grosso, que pode acontecer por conta de uma das seguintes razões.

  • Doença da úlcera péptica;
  • Cancro no estômago ou intestino;
  • Tomar aspirina todos os dias;
  • Ingerir medicamentos anti-inflamatórios não esteroide.

Hemorragia menstrual

Trata-se de um problema que costuma acometer mulheres mais jovens. No entanto, ocasionalmente pode sim afetar as que são mais velhas.

No products found.

Anemia hemolítica

Ainda existem outras categorias de anemias que é um pouco mais rara, a qual está relacionada com a destruição dos glóbulos vermelhos antes mesmo de viverem o seu tempo habitual.

Na grande maioria das vezes, esse tipo de anemia tem relação com a deficiência de ferro ou vitamina B12, doença renal ou crônica.

Perguntas frequentes

Em relação às perguntas mais comuns sobre o que é bom para anemia em idoso, citamos as seguintes:

O que provoca anemia no idoso?

A deficiência de ferro é um dos fatores que causam anemia.
A deficiência de ferro é um dos fatores que causam anemia.

As principais causas de anemia em idoso são:

  • Deficiência de ferro;
  • Deficiência de folato;
  • Deficiência de vitamina 12;
  • Perda sanguínea etc.

No entanto, também há anemia em decorrência de alguma doença crônica, como infecções ou inflamações, por exemplo.

Centrum Pro Imunidade, Suplemento Alimentar com Vitamina C, Vitamina B e Zinco, 60 comprimidos
  • Centrum Pro-Imunidade é um multivitamínico diário formulado para fortalecer o sistema imunológico. Em comprimidos revestidos, esse suplemento foi especialmente desenvolvido para melhorar sua imunidade
  • Centrum Suplemento Multivitamínico possui uma fórmula avançada com 10 vezes mais vitamina C e 4 vezes mais zinco, essenciais para apoiar a função imunológica normal
  • Contém multivitaminas e multiminerais, incluindo vitamina B12 e B6, vitamina C e minerais. Não contém glúten, açúcares, colesterol e gorduras totais
  • Centrum é o suplemento ideal para fortalecer o sistema imunológico, contendo vitaminas A, C, E e Zinco essenciais. Comparado ao Multivitamínico Adultos, este suplemento oferece benefícios adicionais. Marca número 1 em recomendação médica no Brasil
  • Consuma um comprimido diariamente, de preferência com uma refeição. Essa vitamina indicada como suplemento alimentar em indivíduos saudáveis. Livre de glúten e de uso adulto

Como alimentar idoso com anemia?

Há alguns alimentos mais específicos que podem ajudar a tratar o problema de anemia do idoso, tais como:

  • Beterraba;
  • Pães integrais;
  • Feijão preto;
  • Fígado;
  • Carnes vermelhos;
  • Couve;
  • Rúcula;
  • Espinafre;
  • Brocólis;
  • Couve.

É normal idoso ter anemia?

A anemia em idosos é frequente, mas isso não quer dizer que seja normal. Não se deve encarar esse problema como uma resposta fisiológica inerente ao envelhecimento, mas sim como um sinal de alguma doença adjacente.

Quais são os sintomas de anemia em idosos?

Em relação aos principais sintomas de anemia em idosos, citamos os seguintes:

  • Fadiga generalizada;
  • Falta de apetite;
  • Menos disposição para fazer atividades diárias;
  • Apatia;
  • Palidez de pele e mucosas.

Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.